• search
  • Entrar — Criar Conta

Por uma arte Não fungível

Em sua edição de 25 de novembro de 2021 o canal Casa na Arte apresenta e discute uma questão que diz respeito ao surgimento de uma nova maneira de criação e comercialização de novos conceitos estéticos, como a Cryptoarte, que seria o equivalente tecnológico, em termos artísticos, das criptomoedas.

*Da Redação

O surgimento dos NFTs, uma nova forma de arte e  que valem milhões, descritos pela fundadora do canal Casa na Arte, um no gênero, um dos melhores portais culturais da atualidade nos aproxima de novos conceitos que revolucionam a história e o mercado de artes no mundo informatizado.

NFT é uma sigla que, em português, significa  tokens não fungíveis. São ativos digitais únicos, como fotos, vídeos ou outros tipos de produto digital que tenham um certificado de propriedade e possam ser considerados exclusivos.

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro. … São exemplos de bens infungíveis as obras de arte, bens produzidos em série que foram personalizados, ou objetos raros dos quais restam um único exemplar.

Trata-se de um conceito complexo de Crypto Art que já movimenta milhões, aqui traduzido de maneira objetiva e clara por Vanina Sigrist.

Segundo o artigo 85 da Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, do Código Penal, bens fungíveis. são os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.

Quanto aos bens infungíveis, o referido código não traz definição, mas não restam duvidas que se trate de termo oposto ao que o código definiu, assim, os bens infungíveis são os que não podem ser substituídos por outros da mesma espécie, quantidade e qualidade.

São exemplos de bens infungíveis as obras de arte, bens produzidos em série que foram personalizados, ou objetos raros dos quais restam um único exemplar.

© Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT acessem o vídeo e se familiarizem com a arte do futuro: