• search
  • Entrar — Criar Conta

Navegos comemora um ano de jornalismo cultural e colaborativo

Agosto é um mês marcado para Navegos, revista que surgiu de um sonho do criador da Editora Feedback, que já editou oito títulos de cinco diferentes autores, entre os quais os Procuradores Federais Edilson Alves de França (já aposentado) e Marcelo Alves dias de Souza, que continua ativo, além de Maria Antônia Barbosa de França, que nos deu um original livro de poesia, Pão dos corpo. Todos esgotados.

*Da Redação

Criada em agosto de 2019 como o braço midiático da Editora Feedback, para divulgar seus autores e projetos e fomentar uma nova visão da gestão cultural no Rio Grande do Norte, capaz de criar de maneira plural e independente novas maneiras de inserção dos talentos locais, sem dependência a instituições que sugam e humilham os artistas, fazendo deles meros coadjuvantes de gestores dinásticos que tem os valores genuínos e o mérito. Aproximou o RN e deu-nos uma visão ais precisa e independente da produção cultural no estado, valorizando o que estava à margem havia anos, ornando reais as palavras de Franklin Jorge sobre a Cultura como o resultado do esforço de todos e a arte como exercício de generosidade.

Navegos põe em pratica o conceito de Jornalismo Cultural praticado, há quase 50 anos, solitariamente, por seu criador, o jornalista e escritor Franklin Jorge que durante quase meio século procurou o apoio de instituições que lhe viraram a cara ou o perseguiram por achar que o mesmo desejava ocupar cargos e desfrutar das benesses do oficialismo.

Navegos começou a circular em agosto do ano passado, editada pelo jornalista Silvio Santiago,  em seus primeiros três meses de vida. Criada segundo um modelo determinado por seu criador, a revista pluralista e colaborativista teve um impulso surpreendente na fase em que esteve sob a responsabilidade de Santiago, que por muito tempo foi o Editor de Cultura do Jornal de Natal, já extinto. Foi sucedido pelo próprio Franklin Jorge, que relutava em voltar a ser editor de publicações jornalísticas, para dedicar-se somente aos interesses de seu selo editorial e à organização de seus inúmeros manuscritos que registram suas criações e atividades profissionais em alguns estados brasileiros, nos quais deixou a marca do seu talento.

Durante todo este mês de agosto publicaremos matérias especiais sobre esse ano de tantas realizações e desmentido de uma cultura de egoísmo e individualismo deletério que se instalou nas instituições do RN, inclusive nas publicações jornalísticas. É objetivo de Navegos ser diferente em tudo, a começar por seu espirito plural e colaborativista.

Leiam-nos e colaborem!

Em destaque, o jornalista chileno Juan Pablo Meneses, que tirou o jornalismo das redações e o levou para o meio do povo, como criador de um novo conceito de jornalismo colaborativo, já praticado, há anos, pelo criador da Navegos; abaixo, página da primeira edição da Navegos produzida pela Editora Feedback Produtos e Eventos, em circulação desde agosto de 2019.