• search
  • Entrar — Criar Conta

Apenas um sonho

Usando de um recurso de linguagem que chamamos de “escrever em abismo”, Colaboradora de Navegos descreve-nos um Brasil utópico.

*Adalgisa Assunção

Esta noite sonhei que eu era uma princesa e vivia em um reino encantado, chamado Terra Brasilis. Ocorre que, todo o reino passava por uma situação muito difícil, devido aos atos de corrupção praticados pelo rei anterior e sua corte, dificultando o trabalho do rei atual. Para piorar ainda mais a situação, o mundo sofria com uma pandemia provocada pelos chineses, que na sua ânsia de conquistar o mundo, desenvolveram o vírus chinês, que estava dizimando a população do mundo.

Com isso, todos os súditos enfrentavam grandes problemas com a falta de uma vacina para debelar a doença, falta de médicos, medicamentos e leitos nos hospitais, enquanto a população morria feito moscas. O rei enfrentava muitos problemas, porque, por mais que se esforçasse, um grupo de súditos planejava destituí-lo do poder.

O rei trabalhava incansavelmente para reduzir os problemas que se alastravam na área da segurança e na educação, sem contar o índice de desemprego que era alto e a péssima qualidade da Educação. Na falta do que fazer, as pessoas viviam embriagadas e perambulando pelas ruas.

As notícias veiculadas na Imprensa do reino eram as mais tristes possíveis, porque os meios de comunicação aliados a outros reis da região, queriam porquê queriam tirar a coroa do rei Bozó, muito querido pela população.

Assim, os jornais só falavam de roubos, violência e morte pelo vírus chinês, o que deixava a princesa e os súditos desalentados e sem esperança. Jornalistas não gostavam do novo rei, porque tão logo subiu ao trono, ele tratou de cortar as verbas públicas que eram destinadas a estes veículos. O rei também decidiu cortar recursos que outrora eram destinados aos colunistas sociais e aos blogueiros. Estes, revoltados, passaram a publicar Fake News e jamais noticiavam as coisas boas praticadas pelo novo rei.

Certo dia, a princesa decidiu visitar o mago do reino e pediu-lhe para criar uma poção mágica que pudesse mudar o comportamento das pessoas, a fim de melhorar a qualidade das notícias veiculadas pela Imprensa local. O mago prometeu tentar e para trazer o sorriso de volta ao rosto das pessoas, trabalhou durante vários dias até conseguir criar a poção pedida pela princesa.

A poção foi introduzida na rede de abastecimento de água do reino, e assim que as pessoas passaram a tomá-la, o comportamento delas foi se modificando. A população passou a sorrir e cantar enquanto limpava as ruas e plantava flores nos canteiros. A esperança parecia voltar ao coração dos súditos.

O colorido das flores atraiu várias espécies de borboletas, cujo colorido tornava tudo mais bonito. As pessoas ofereciam flores aos amigos, familiares e aos namorados, ao mesmo tempo em que as emissoras de rádio passaram a tocar músicas falando de amor.

Os trombadinhas deixaram de praticar ações do mal e davam flores às pessoas que encontravam pelas ruas. Os traficantes deram uma pausa nos “trabalhos” e também distribuíam flores e sorrisos pelas ruas e vielas da região. Pessoas que jamais se viram, trocavam sorrisos nas filas dos bancos, dos supermercados e nas paradas de ônibus, enquanto a cortesia passou a imperar entre todos.

A população promoveu uma campanha para punir todo aquele que maltratasse um animal. Desse modo, todos os bichinhos que viviam abandonados pelas ruas, encontraram uma casa para morar, onde recebiam não apenas a alimentação adequada, mas cuidado, atenção e amor. A partir da campanha, ninguém mais viu carroças circulando pelo reino, onde os burros, jumentos e cavalos eram obrigados a transportar pesos superiores às suas forças.

Todos estavam felizes, e assim, alguns jornalistas mudaram a violência das notícias publicadas. Por um dia, os súditos do reino encontraram boas notícias nas páginas dos jornais locais, tais como:

A Corrupção foi extinta no Reino Terra Brasilis – Cientistas descobrem a cura para o vírus chinês – A educação está em 1º lugar em todas as estatísticas mundiais – Lularápio foi transferido para um presídio de segurança máxima – A gasolina e a cesta básica baixaram de preço – Acabaram-se os privilégios dos três poderes – Cientistas descobrem a cura para todos os tipos de câncer – Idosos e crianças recebem carinho e cuidado dos seus entre queridos – Salário dos professores são equiparados aos dos políticos – Lei proíbe maus-tratos aos animais, entre outras.

Eu, enquanto princesa, lia muito empolgada as manchetes dos jornais na Internet, quando de repente, um barulho estridente tomou conta do ambiente. Era o despertador tocando e me avisando que chegou a hora de sair da cama para encarar mais um dia de trabalho. Só então me dei conta de que tudo fora apenas um sonho.

Adalgisa Assunção – Pedagoga • Poetisa.